Apoio

ufrrj_logo
cnpq
Conectividades – Lab. Estudos de Parentesco e Família
dcslogo
pplogo

O objetivo desse Laboratório é produzir reflexões sobre as experiências dos sujeitos em âmbito das múltiplas parentalidades. A proposta é pensar sobre as relações familiares, contemplando conexões com a “família de origem” e a formação de novas famílias, incluindo marcadores como gênero, sexualidade, geração, origem, raça, religião e outros pertencimentos indenitários.

A ideia é, também, refletir sobre as experiências relativas ao exercício parental. Sendo assim, a intenção é abordar quais são os percursos trilhados por pessoas sozinhas e/ ou casais em âmbito de suas conjugalidades para chegarem ou abdicarem de filhos pretendidos ou preteridos? Quais as respostas institucionais às diferentes demandas por filiações? De que forma os saberes médicos, jurídicos e psicológicos emergem em contextos de novos arranjos familiares e como essas instâncias têm se posicionado?

Esse Laboratório funciona através de estudos que reflitam sobre temas morais controversos, tensões e negociações nos grupos domésticos, compromissos familiares, formas de ajuda mútua e manutenção dos laços parentais. Além disso, contempla pesquisas tem por objetivo compreender as relações entre os gêneros, suas dinâmicas conflitivas e produções de sofrimentos.

Coordenação geral
Alessandra de Andrade Rinaldi

Professora Adjunta em Antropologia Social – UFRRJ. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Pós-doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/MN-UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre gênero, violência, família e parentesco. Desde o ano de 2010 tem pesquisado a filiação adotiva.

Coordenador adjunto
Leandro de Oliveira

É doutor em Antropologia Social (PPGAS/ Museu Nacional/ UFRJ). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e mestrado em Ciências Humanas e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAN/ UFMG). no Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais (DAA/ FAFICH/ UFMG). Entre 2011 e 2016 foi Professor Assistente na Universidade Regional do Cariri e editor da revista “Tendências: Caderno de Ciências Sociais” (ISSN 1677-9460). Foi bolsista do Programa de Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde (Fundação Ford) e professor do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gênero e Sexualidade EGES/ CLAM/ UERJ. É co-autor, junto com Marcelo Natividade, do livro “As Novas Guerras Sexuais: diferença, poder religioso e identidades LGBT no Brasil”, possuindo também artigos e capítulos de livro em diversas publicações especializadas. Tem experiência na área de Antropologia Urbana, atuando principalmente com os temas: família, gênero, sexualidades, política, religião, troca e reciprocidade, corpo, antropologia das emoções. É sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Coordenadora adjunta
Naara Lucia de Albuquerque Luna

Cursou graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia da IECLB (1994), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), onde concluiu seu pós-doutorado (2010). Atualmente é professor associado D2 de antropologia no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRRJ. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Pessoa, Antropologia do Parentesco, Antropologia da Ciência e da Medicina e Antropologia da Religião, pesquisando tópicos relacionados aos seguintes temas: células-tronco, novas tecnologias reprodutivas, pessoa, o estatuto do embrião humano, aborto, parentesco, a relação entre concepções de natureza e cultura, e a interface da religião com questões éticas e direitos humanos. Integra o GT: Grupo de Trabalho Religión, neoliberalismo y pos/decolonialidad da CLACSO – Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales desde 2019. É membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), onde é integrante da comissão Laicidade e Democracia.

Pesquisadores

Doutoras/es e Pós-doutorandas:

Vanessa Paula Ponte

Ludmilla Furtado

Lívia de Barros Salgado

Ricardo Andrade Coitinho Filho

Doutorandas/os:

Clarice de Freitas Silva Ávila

Denis Thiago Santos de Barros

Diego Couto dos Santos

Fernanda Ciribelli de Carvalho Pereira

Giulia Escuri de Souza

Juliana Borges de Souza

Moisés Ferreira Geraldo

Thiago Camargo Barreto

Yuri Alexandre Estevão Rezende

Thainá Rosalino de Freitas

Mestres e mestrandos:

André Luiz Coutinho Vicente

Barbara El-Dine Breguez Cunha

Carlos Eduardo Oliveira da Costa

Débora Cristina Ribeiro

Elisa Silveira Cardoso

Fabiana Gomes da Conceição Virgílio

Juliana Nunes da Rocha

Marília Loureiro Basílio

Mauro Anderson Baracho

Graduandos (pesquisadores de Iniciação Científica)

Giulia Moncada Gaspar da Silva

Jhonatan Falcão Rezende

Julia Cardoso Borges

Milena dos Santos Correia

Priscila Alves de Silva Lauriano

Encontros